Confira 05 cuidados fundamentais na Gestão de Frota Agrícola

Otimize o tempo e a produtividade de sua atividade com uma boa gestão de frota agrícola. Fique por dentro dos cuidados que não podem faltar!

Palavra-chave: gestão de frota, frota agrícola

A importância da Gestão de Frota no agronegócio

Você sabia que no ano de 2020, o agronegócio representou 26,6% do PIB brasileiro? Isso representa uma grande fatia do mercado e significa que precisamos voltar os olhos para esse nicho e oferecer as melhores soluções para apoiar o desenvolvimento do setor.

São vários os veículos e equipamentos utilizados na atividade agro, cada qual com a sua função e com suas peculiaridades.

Atentar-se às manutenções e ao bom funcionamento das máquinas é uma tarefa diária e de suma relevância para o sucesso do negócio.

Diante da expressiva contribuição para o desenvolvimento do país, cuidar das necessidades e gerar inovações para o agronegócio é uma responsabilidade de todos nós.

E é nesse momento que se releva a importância da gestão de frota, a responsável por assegurar a disponibilidade e o correto uso dos veículos e equipamentos, fatores essenciais para a continuidade da atividade.

O que é gestão de frota agrícola?

A gestão de frota agrícola representa o controle e o cuidado dos equipamentos usados na atividade agro, é ela que fará o planejamento das manutenções preventivas e alertará para a necessidade de possíveis reparos.

Dentre os equipamentos que compõem a frota agrícola estão os tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores e até implementos que atuam na atividade e demandam tanto cuidado quanto os demais veículos.  

Com a frota agrícola bem gerenciada você tem a segurança de que seus equipamentos estarão em plena a capacidade de uso, podendo planejar-se com mais precisão e evitando imprevistos durante o processo de trabalho.

Quais os cuidados fundamentais para a boa gestão da frota agro?

Para evitar oscilações no padrão de qualidade da frota é preciso estabelecer cuidados contínuos e metódicos.

Confira abaixo os cuidados que não podem faltar para a boa gestão da sua frota agrícola.

1. Capacitação dos condutores

Certificar-se de que os operadores dos veículos agrícolas possuem o conhecimento necessário para desempenhar as atividades a eles atribuídas é o mínimo a se fazer para evitar danos à frota.

A falta de capacitação dos condutores representa um risco para os equipamentos, para os campos agrícolas e para a própria segurança dos funcionários, uma vez que o manuseio incorreto pode provocar sérios acidentes no local.

2. Atente-se às manutenções

Tenha o controle das manutenções realizadas e a realizar em cada veículo de sua frota agrícola.

Uma gestão eficiente deve registar cada evento ocorrido com os equipamentos, como a data de troca e período de garantia de cada peça. 

Além de cuidar para que as manutenções sejam realizadas tempestivamente, é necessário mensurar cada despesa gerada por elas, apenas dessa maneira será possível avaliar a performance da frota na atividade agro e planejar estratégias de melhorias.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada com o objetivo de prevenir a ocorrência de falhas e minimizar o risco da atividade, ela é responsável por acompanhar o desempenho da frota e pela checagem periódica dos componentes como lubrificação, calibração e limpeza.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma intervenção planejada com o propósito de garantir o bom funcionamento das máquinas.

O foco é prever possíveis falhas no funcionamento da frota e possibilitar uma ação antes que uma parada aconteça.

Essa previsão é realizada com instrumentos profissionais capazes de medir pressão, temperatura, vibração, tensão, corrente elétrica entre outros fatores.

Manutenção corretiva

A Manutenção Corretiva tem o propósito de reparar algum dano, seja ele decorrente do desgaste natural dos veículos e equipamentos ou pelo uso inadequado da frota.

3. Tenha preferência por assistências credenciadas e peças originais

Sempre que necessário realizar a substituição de peças, procure por assistências técnicas credenciadas e peças originais.

Esse cuidado contribuirá para o melhor desempenho e aproveitamento da vida útil da frota.

4. Use pneus adequados

Os equipamentos não estarão em sua melhor performance se não estiver com os pneus corretos e adequados para os campos agrícolas.

Os pneus radiais são os mais recomendados para as atividades agro, eles conferem melhor aderência aos solos agrícolas e contribuem para a redução no consumo de combustível dos equipamentos.

5. Controle o consumo de combustível da frota

O combustível é um dos principais custos da frota agrícola, logo, o controle desse consumo é de extrema importância para a eficiência da gestão.

Além disso, quando realizado da maneira correta, o controle de abastecimento pode resultar em uma redução de custos superior a 15%.

Por meio do gerenciamento do consumo de combustível é possível controlar tanto os abastecimentos externos e internos, como os de comboio.

Assim, você consegue saber o quanto cada veículo está consumindo e realizar um planejamento financeiro muito mais preciso.  

Um jeito muito simples e eficiente para controlar o consumo de combustível da frota é utilizando um software de gestão!

As tecnologias modernas disponibilizam a solução ideal para cada necessidade, inclusive para gestão de frotas agrícolas.

✔Acompanhe os indicadores da gestão.

✔Registre o desempenho de cada equipamento da sua frota.

✔Tenha total controle sobre os abastecimentos.

✔Esteja sempre em dia com as manutenções.

✔Reduza os custos e aumente sua capacidade produtiva.

Você precisa de um cuidado especial com a sua frota agrícola?! São muitas as dificuldades que têm aparecido nos últimos tempos no seu segmento?

Não perca mais tempo e adquira já o Sistema de Gestão para Frotas Agrícolas da PRODUSOFT. Você irá se surpreender com todas as nossas funcionalidades idealizadas especialmente para a sua atividade.

Conheça já as nossas soluções e experimente o que muito de nossos clientes já aprovam!

Clique no link disponível abaixo e não deixe de preencher o formulário para receber uma demonstração 100% gratuita do nosso sistema.

PRODUFOST – Há mais de 29 anos no mercado proporcionando a melhor experiência para a Gestão de Frota.

Clique na imagem abaixo e siga-nos nas redes sociais.

Acompanhe nossas redes sociais, fique por dentro dos nossos conteúdos e saiba mais sobre as melhores práticas de gestão de frota!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: