Descubra como fazer um plano de manutenção de frota eficiente!

Quer fazer um plano de manutenção de frota eficiente? Descubra como criar um plano do zero e como aproveitá-lo ao máximo.

O QUE É UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA?

O Plano de manutenção de Frota é o registro de todas as atividades de manutenção da frota em um documento que descreve a frequência, os veículos, as peças e todos os detalhes das manutenções que serão feitas, sobretudo a manutenção preventiva.

Ele deve ser um plano detalhado, com checklists e cronogramas de manutenção, reparos programados e inspeções.

Esse controle de manutenção de frota é fundamental para manter uma boa frota, evitando custos e fazendo o controle de desempenho da frota em questão.

Quer saber como fazer um plano de manutenção de frota super eficaz? Descubra neste artigo como realizar um bom planejamento de manutenção de frota.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO PLANO DE MANUTENÇÃO?

As vantagens do plano de manutenção são várias. Dentre as principais, podem ser citadas:

  • Melhor planejamento para sua frota. Você saberá quando seu veículo precisará de uma parada para manutenção preventiva periódica, permitindo um bom planejamento do uso da frota e de suas entregas.
  • Melhor gestão dos custos. Fazendo um bom plano de manutenção, você será capaz de gerir os custos da sua frota, controlando para que não haja necessidade de muitas manutenções ao mesmo tempo.
  • Redução de gastos com Manutenções Emergenciais. Ao fazer manutenções preventivas, você evitará o excesso de manutenções emergenciais, permitindo que sua frota seja melhor utilizada e afastando a indisponibilidade de muitos veículos simultaneamente.
  • Faça o controle dos desgastes de veículos. Ao manter seu plano de manutenção em dia, você estará a par dos desgastes dos veículos, entendendo quais práticas são ruins, aumentando a vida útil dos veículos e evitando quebras.

COMO FAZER UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA?

Um bom plano de manutenção deve ser detalhado, pensado estrategicamente e considerando as particularidades e demandas da empresa, além de considerar as características dos veículos e o orçamento disponível.

São muitas questões envolvidas, por isso, você pode seguir alguns passos para começar a construir seu plano de manutenção do zero.

Veja quais são abaixo.

1. FAÇA UM LEVANTAMENTO DE DADOS

Faça uma análise detalhada de todos os dados que são importantes para a gestão da sua frota e manutenção preventiva.

Considere a situação da frota, necessidades da empresa, particularidades dos veículos, quilometragem e histórico de manutenção, por exemplo.

Levante todas as informações importantes, inclusive deixando espaço para que os motoristas falem um pouco de sua experiência, o que notam na frota, desde falhas pequenas até questões maiores que eles possam levantar.

Muitas vezes, os motoristas saberão de detalhes que não estão documentados, o que torna esse espaço de fala muito importante.

Reúna todos os dados possíveis e os organize. É importante ter essa visão do todo, levantando também todas as necessidades de cada veículo.

A partir desses dados, você conseguirá definir o que falta e hierarquizar o que é prioridade para criar o seu plano de manutenção da frota.

2. DEFINA O ORÇAMENTO PARA SEU PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTAS

Disponibilize um orçamento específico para a manutenção preventiva de sua frota. Você pode fazer uma análise de impacto para saber o quanto economizará por isso, assim o processo decisório se torna mais fácil.

Esse orçamento é fundamental para que o plano de manutenção faça sentido, afinal, você não vai criar um plano para não executar, não é mesmo?

3. CRIE UM CRONOGRAMA E HISTÓRICO DE MANUTENÇÃO

É importante ter uma periodicidade das manutenções, garantindo que elas sejam feitas antes que um problema maior ocorra.

Além disso, deve-se marcar o histórico de manutenção, o que foi feito, de fato, além de manutenções emergenciais para ter um controle da frota.

4. DESENVOLVA UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTAS PARA CADA VEÍCULO

Cada veículo tem um histórico, uma finalidade e especificações próprias.

Por isso, o plano de manutenção de frotas deve ser especificado por veículo para que atenda a essas necessidades, levando em consideração as recomendações da própria fabricante, que deve ser consultada para que o plano seja feito de forma mais eficaz.

5. ELABORE UM CHECKLIST DE VERIFICAÇÃO

Com um checklist, você terá um maior controle de tudo o que precisa ser verificado em sua frota.

Nada deve ser esquecido na hora da manutenção para que esse momento seja o mais proveitoso possível.

Crie um checklist com todos os principais itens que devem ser verificados na manutenção, como por exemplo:

  • Pneus e rodas
  • Óleo de Freio
  • Lubrificante de motor
  • Sistema elétrico
  • Ajustes gerais

6. COLOQUE EM PRÁTICA E MONITORE OS INDICADORES

Ao fazer esse plano, é preciso criar métricas e indicadores que sejam controlados para que, a partir desse acompanhamento, você consiga tomar decisões estratégicas e acompanhar a sua frota de forma próxima.

São muitos dados que devem ser acompanhados, e é preciso manter um controle real do que está sendo feito.

Por isso, usar a tecnologia pode impulsionar o seu plano de manutenção e melhorar a gestão da sua frota.

7. FAÇA UM BOM USO DA TECNOLOGIA

A tecnologia pode te ajudar a fazer uma gestão incrível! Uma solução de gestão vai te permitir implementar um excelente plano de manutenção de sua frota.

Com um software completo, você será capaz de fazer a gestão de sua frota, com acompanhamento detalhado, plano de gestão de manutenção e acompanhamento completo de sua frota.

A Produsoft tem um software completo para a gestão de frotas e veículos, tendo um módulo específico para o controle de manutenção.

Assim, você terá todas as ferramentas que precisa para ter um plano de manutenção de frota eficiente, com acompanhamento de todos os detalhes que realmente importam para a gestão da sua frota.

Tenha controle total da Gestão de Manutenção da sua frota.

Clique no botão abaixo, faça uma demonstração gratuita e aumente os seus resultados agora mesmo.

>> AGENDAR DEMONSTRAÇÃO <<

Acompanhe nossas redes sociais, fique por dentro dos nossos conteúdos e saiba mais sobre as melhores práticas de gestão de frota!

Instagram, Facebook, LinkedIn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: