Aprenda a otimizar o consumo de combustível nos veículos empresariais

Você já ouviu falar sobre gestão de abastecimento? Saiba tudo sobre esse gerenciamento que vai te ajudar a otimizar o consumo de combustível nos veículos empresariais.

Se você tem uma empresa de transportes ou até mesmo uma empresa com veículos próprios, já deve ter passado algum sufoco com o constante aumento do preço do combustível.

Manter veículos empresariais pode significar um grande custo. Sobretudo, com a alta do combustível, é possível ter gastos altíssimos que podem até mesmo prejudicar o desempenho financeiro da empresa.

Como, então, manter os veículos empresariais sem ficar no prejuízo? Uma das formas de se fazer isso é por meio de uma gestão de abastecimento eficaz.

Com boas práticas, você consegue otimizar o consumo do combustível e reduzir os gastos com os veículos. Saiba o que é e como aplicar a gestão de abastecimento.

O QUE É GESTÃO DE ABASTECIMENTO?

A gestão de abastecimento é o gerenciamento dos veículos empresariais, sejam eles próprios ou não, de modo a planejar, organizar, aprimorar e acompanhar as atividades envolvidas com a frota, inclusive seus gastos e consumo de combustível.

Essa gestão permite a melhoria do bem-estar dos funcionários, envolvendo muito mais do que o gerenciamento dos recursos financeiros.

Com um profissional trabalhando na gestão de abastecimento, é possível elaborar um fluxo de processos que vão aumentar a produtividade, diminuir as despesas e alocar melhor o dinheiro, evitando erros e desperdícios.

COMO O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL IMPACTA NA GESTÃO DE FROTA?

Com o controle de consumo, pode-se identificar quais veículos estão consumindo mais, quais são as melhores rotas e quais são os veículos mais indicados para cada serviço, reduzindo os erros e otimizando o uso tanto dos veículos quanto do combustível.

O monitoramento também permite identificar as possíveis dificuldades dos motoristas, contribuindo, inclusive, para a redução de acidentes e outros problemas indesejáveis que prejudicam a empresa, não apenas financeiramente, mas também a imagem e a relação com os motoristas.

POR QUE VOCÊ PRECISA CONTROLAR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?

Ao controlar o consumo de combustível, você tem diversos benefícios. A gestão de combustível é parte de uma gestão completa de frotas ou de veículos empresariais, e a ausência desse gerenciamento tem graves consequências para a empresa que administra a frota.

Financeiramente, são vários os prejuízos. Sem a definição de melhores rotas, veículos e sem o gerenciamento adequado de combustível como um todo, sua empresa fica mais exposta a falhas, acidentes, desperdício de combustível, busca por rotas alternativas que podem resultar em mais tributos como pedágio, por exemplo, além de frustração do motorista, que ficam sem orientações claras para a boa execução do serviço.

Tudo isso tem efeitos drásticos na qualidade da atividade e no transporte que se está fazendo. Por isso, é fundamental ter uma gestão de combustíveis eficaz para manter sua empresa saudável e reduzir os gastos, riscos e problemas.

CONHEÇA ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Planeje as rotas

É muito importante ter rotas claras (inclusive rotas alternativas) para que o motorista esteja ciente de qual percurso seguir, pegando sempre o trajeto que vai evitar acidentes, reduzir o tempo, o gasto da viagem e melhorar a experiência do transporte como um todo.

Calibre os pneus

Você sabia que calibrar os pneus pode ter influência no consumo de combustível? A pressão correta na calibragem pode influenciar em até 20% no consumo dos veículos e ainda melhora o desempenho do pneu na pista.

Faça manutenções periódicas

Manutenções periódicas preventivas são fundamentais para evitar danos no veículo que possam deixar sua empresa desamparada por algum tempo.

Além disso, ao fazer as manutenções, você garante que nenhum problema no veículo esteja te custando mais combustível, otimizando, assim, seus gastos.

Não exceda o volume de carga permitido

O limite de carga permitido existe por bons motivos. Não só é mais seguro andar dentro do limite de carga, como também torna o uso do combustível mais proveitoso, pois não força o motor nem exige um maior gasto de combustível para suportar a carga.

Aprenda a usar o tacômetro

É fundamental que os motoristas de seus veículos empresariais saibam usar o tacômetro adequadamente.

Ao estar atento ao conta-giros, o motorista mantém a rotação dentro do mais adequado para o veículo, evitando esforços excessivos que gastam mais combustível no veículo e diminuem sua vida útil.

Tenha atenção à troca de marcha

Utilizar marchas adequadamente é fundamental para economizar combustível e prolongar a vida útil do veículo.

O uso adequado de marchas permite que o desempenho seja o mais adequado, evitando gastar mais combustível do que o necessário para que o veículo ganhe força.

Não dirija em ponto morto

Há muito burburinho em torno do ponto morto. A verdade é que essa é uma péssima forma de tentar economizar combustível que, além de não funcionar, coloca em risco o motorista e quem esteja por perto.

O carro pode não responder ao freio, por exemplo, aumentando as chances de graves acidentes. Mantenha seus motoristas informados e seja incisivo neste ponto. 

Defina uma rede de postos confiáveis

Ter combustível de qualidade é fundamental para a boa gestão.

Por isso, tenha uma rede de postos confiáveis em que o motorista possa abastecer, evitando colocar combustível adulterado, com menor rendimento e que prejudique o desempenho dos veículos.

SAIBA COMO REALIZAR A GESTÃO DE ABASTECIMENTO DE FORMA EFICIENTE

Fazer toda a gestão, monitoramento e acompanhamento de combustíveis pode ser um grande desafio. Mas não precisa ser assim! A tecnologia pode te ajudar.

Adote um sistema de gestão de frotas e transportes com o qual você possa monitorar em detalhes a gestão de combustíveis, otimizando o uso dos veículos, o consumo de combustíveis e melhorando o desempenho de seus transportes.

A Produsoft te ajuda a ter uma gestão de combustíveis sensacional! Com uma gestão eficiente é possível economizar combustível e ainda melhorar a gestão dos transportes, aproximando sua relação com os motoristas, evitando riscos, acidentes e gastos desnecessários.

Temos soluções completas para você não precisar se preocupar!

Clique no botão abaixo e agende a demonstração gratuita que liberamos para você.

Faça uma gestão de combustíveis de excelência e aprimore o desempenho e o consumo de sua frota!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: