Gestão de Pneus – saiba como alcançar o máximo aproveitando dos pneus de sua frota

Gestão de pneus. Quer saber como aprimorar o aproveitamento dos pneus de sua frota? Descubra as melhores práticas de gestão de pneus!

Os pneus são parte fundamental da gestão de frotas e veículos empresariais. Como tal, seu gasto pode ser imenso, sobretudo quando não são adotadas as melhores práticas para sua gestão.

Por isso, selecionamos rotinas preciosas de se manter em sua frota para fazer uma gestão de pneus eficiente, reduzir gastos e ter o melhor desempenho de seus pneus.

Qual a importância da gestão de pneus?

A gestão de pneus vai desde a escolha das marcas até a substituição e o descarte desses itens. Esse gerenciamento é fundamental para o bom desempenho dos veículos da empresa.

Se você tem uma frota e quer ter o melhor desempenho possível, fazer a gestão de pneus é primordial.

O estado dos pneus influencia diretamente na qualidade do serviço prestado, na segurança do motorista, no desempenho e na economia do veículo.

Por isso, fazer uma gestão de pneus eficaz é de fundamental importância, diminuindo até mesmo o risco de impacto nas mercadorias.

Quando feita corretamente, a gestão de pneus pode aumentar em até 25% sua vida útil, eliminando gastos desnecessários e melhorando a qualidade do serviço de sua frota.

Os custos operacionais são reduzidos e as rotinas de trabalho são melhoradas. 

Quais os benefícios de realizar a gestão de pneus?

Realizar a gestão de pneus proporciona diversos benefícios. Para começar, esse gerenciamento permite reduzir os custos com pneus, aumentando sua vida útil.

Além disso, permite identificar o momento certo para realizar as trocas, possibilitando uma melhor gestão financeira e empresarial, na qual sua empresa estará preparada para fazer esses investimentos.

Além disso, a gestão de pneus reduz o risco de acidentes e de danos às mercadorias, propiciando melhor desempenho ao veículo e melhor rolagem na pista.

Tudo isso influencia diretamente na qualidade de seu serviço e em como os clientes vão enxergar a sua marca, pois o atraso, maior custo, e danos aos produtos que a ausência da gestão de pneus pode causar é muito prejudicial à imagem da empresa.

Como implantar a gestão de pneus em minha frota?

A gestão de pneus requer organização e planejamento. Além disso, é preciso ter um mapeamento e registro claro de todos os pneus de sua frota, de modo a acompanhar seu desgaste, substituições periódicas, substituições emergenciais e até mesmo o descarte desses itens.

Confira os principais passos para implantar uma gestão de pneus eficaz em sua frota.

1. Pratique a coleta de informação

Um dos aspectos fundamentais da boa gestão de pneus é fazer uma coleta de informações relevantes, completas e aprofundadas sobre esses itens em seus veículos.

É preciso saber marcas, detalhes, frequência de troca, quando e quais rupturas ocorreram, e qual é o cronograma de rodízio estabelecido para as rodas.

Todas as informações são fundamentais para se saber em que ponto está, inclusive, deixando espaço aberto para que os motoristas compartilhem suas experiências sobre pneus, rotas, ou combinações entre pneus e veículos que possam não estar dando tão certo e gerando prejuízos em sua frota.

2. Desenvolva um planejamento da substituição de pneus

Fazer um cronograma de substituição de pneus pode ser uma excelente opção para evitar danos e dores de cabeça inesperadas.

Muitas empresas optam por substituir os pneus antes de alguma avaria, fazendo um cronograma com o uso máximo possível dos pneus antes que ele possa apresentar algum problema.

Esse planejamento de substituições evita despender tempo com consertos, reduzir custos com reparos urgentes, evitar danos durante a viagem que possam comprometer a entrega, economizar custos de reboque e de oficinas que poderiam acontecer caso o pneu apresentasse defeito no trajeto.

Apesar da recomendação genérica do tempo médio de 5 anos para troca de pneus, esse planejamento de substituição pode se basear na quilometragem rodada.

Assim, você terá dados mais personalizados e relacionados a características próprias da sua empresa, evitando sobrecarregar o pneu ou trocá-lo quando ainda pode ser utilizado.

3. Realize manutenções periódicas

Todos os componentes e peças dos veículos da frota devem passar por manutenções periódicas.

Isso permite prolongar a vida útil do transporte, detectando falhas e problemas antes que eles causem prejuízos ou danos maiores à entrega e ao veículo.

Os pneus têm alto custo e relevância em sua frota, por isso, fazer sua manutenção periódica é muito importante para acompanhar seu desgaste, identificar mal uso ou trajetos que possam ser piores, e programar a reposição conforme necessário.

4. Faça o descarte correto dos pneus

O descarte adequado dos pneus é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.

Esses danos podem gerar não apenas responsabilização de sua empresa, como também criar uma imagem ruim para os clientes, que estão cada vez mais atentos a questões de responsabilidade ambiental.

Por isso, é fundamental buscar parcerias para o descarte adequado de pneus. Não apenas empresas de reciclagem, mas muitas outras como as do ramo de construção civil, por exemplo, podem dar uma destinação adequada aos pneus que não serão mais usados, protegendo o meio-ambiente e podendo ser até mesmo uma fonte de renda para a sua empresa.

Como obter uma gestão eficiente e confiável?

Todos os aspectos abordados acima devem ser profundamente trabalhados na gestão de pneus de sua frota.

São dados que devem ser acompanhados de perto, garantindo que o planejamento seja executado e as melhores práticas sejam adotadas para prolongar a vida útil de seus pneus.

Para alcançar a máxima eficiência em sua gestão, conte com um software completo para gestão de frotas e transportes.

O nosso sistema controla todos os fatores fundamentais para a boa performance de seus veículos, inclusive, realizando todo o controle de pneus.

Clique no botão abaixo, agende uma demonstração gratuita e comprove a qualidade da nossa solução!

Faça a gestão de pneus de sua frota com quem é especialista no assunto e garanta o melhor desempenho dos veículos empresariais.

Acompanhe nossas redes sociais, fique por dentro dos nossos conteúdos e saiba mais sobre as melhores práticas de gestão de frota!

Instagram, Facebook, LinkedIn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: