Conheça as melhores práticas para administrar uma frota de caminhões!

Saiba como administrar uma frota de caminhões de maneira eficiente. 

Tanto transportadoras quanto empresas de variados segmentos que tenham frotas de caminhões podem enfrentar grandes desafios na administração de sua frota.

Por isso, é importante estar antenado com as melhores práticas de mercado para administrar sua frota com eficiência.

Confira neste artigo como fazer uma boa gestão dos veículos usando as melhores práticas.

Quais são as necessidades de uma frota de caminhões?

Uma frota de caminhões tem muitas necessidades, desde o controle de suas viagens até sua manutenção, substituição ou chamados de sinistros.

É preciso ter total controle sobre o que acontece com seus veículos para evitar perdas e até atrasos nas entregas e perda de qualidade do serviço. 

Para ter esse controle, deve-se ter conhecimento do serviço prestado, conhecendo bem a frota e fazendo uma boa gestão dos diversos aspectos envolvidos neste serviço.

O uso de boas práticas de mercado não apenas tornará o processo mais simples, como também mais eficaz, aumentando o retorno de sua frota. 

A centralização da gestão e das informações necessárias não seriam possíveis sem boas práticas que ajudem no processo decisório, melhorem os resultados e tragam os resultados mais eficientes possíveis.

Por isso, neste artigo você encontrará as principais práticas para uma gestão otimizada de sua frota de caminhões.

Por que as manutenções são tão importantes para a administração de frotas?

Um dos principais fundamentos para uma boa gestão de frotas é sua manutenção periódica.

Essas manutenções são indispensáveis para garantir a eficiência da frota, evitando desgastes desnecessários, garantindo a disponibilidade de veículos para as entregas agendadas e reduzindo desperdícios e gastos não previstos.

A manutenção da frota permite que você como gestor se programe para retirar determinados veículos de circulação de forma programada, evitando sustos e garantindo o cumprimento de prazos de entrega.

Também é por meio das manutenções preventivas que se evita quebras e problemas que podem ser ainda mais caros para a manutenção de sua frota. 

Como posso mensurar o desempenho de uma frota de caminhões?

Para uma boa gestão de sua frota, é preciso mensurar seu desempenho em diversos níveis. Isso é possível a partir de cronogramas e controles que vão permitir identificar desde o número de serviços executados até gastos com combustível e manutenção, por exemplo.

Esse controle é fundamental para entender o crescimento da empresa, além de entender em quais pontos a frota pode ser melhorada e onde pode estar havendo falhas.

Para fazer isso, é preciso ter uma visão completa das frotas, sabendo o histórico de cada caminhão, agendando manutenções periódicas, fazendo o controle da quantidade de serviços, de manutenções emergenciais, e de combustível gastos, enfim, tendo uma ficha completa de cada veículo utilizado.

Isso permite não apenas fazer o planejamento estratégico da frota, como também ter uma noção se há pontos críticos ou até mesmo mau uso dos caminhões, permitindo que tais problemas sejam sanados. 

Ter um espaço de escuta dos condutores também é uma boa maneira de ter informações que, depois de tratadas e centralizadas, permitirão ter total controle e acompanhamento do desempenho da frota.

Com isso, informações importantes serão tangíveis para quem estiver gerindo a frota, além de permitir saber informações como qual veículo é o mais adequado para determinado trajeto, qual pode estar em ponto de troca, ainda que esteja funcionando, e quaisquer outras medidas que se possa tomar para a melhor performance dos veículos.

Fique por dentro das melhores práticas para administrar a sua frota de caminhões

  • Monitore a entrada e a saída dos veículos

Tenha todas as informações de horário e saída dos veículos, registrando também quem é o condutor, destino e todas as informações possíveis para um maior controle da frota.

Isso permitirá entender como se dá o desenvolvimento das entregas e se há atrasos ou não.

  • Faça um planejamento de rotas

Definir os melhores trajetos antes de o caminhão sair do ponto de partida é fundamental para evitar estradas que possam ser perigosas, fazer trajetos mais curtos e mais eficazes, decidindo se locais com pedágio, por exemplo, são as melhores escolhas, onde pode ter desgaste desnecessário do veículo, e vários outros detalhes do trajeto que precisam ser ponderados, além de já definir rotas alternativas para que o condutor saiba suas melhores opções desde o momento da partida. 

  • Controle os custos da frota

Saiba o quanto cada veículo está gastando em termos de combustível, manutenção, seguro, etc.

Tenha total controle desses gastos para se organizar e fazer um planejamento financeiro eficaz e que evite desperdícios.

  • Tenha agilidade para resolver sinistros

Resolver sinistros de forma rápida é fundamental para evitar que veículos fiquem parados desnecessariamente.

Para isso, é preciso ter mecanismos funcionais e ágeis que permitam que a solicitação de sinistros chegue rapidamente aos responsáveis dentro da empresa.

  • Capacite seus condutores

Tenha condutores capacitados para lidar com as mais diversas situações nos veículos, seguindo as recomendações para uma condução segura e que evite desgastes fora do normal nos caminhões que estejam dirigindo.

Ter condutores cientes e praticantes das melhores práticas é essencial para a gestão de sua frota.

  • Invista em automação

Todas essas práticas de gestão de frotas podem ser feitas de forma mais simples, completa e eficaz por meio de um software de gestão.

A tecnologia vai te ajudar a gerir cada detalhe importante da sua frota, provendo informações fundamentais para seu negócio e para a gestão de sua frota! Por meio da automação, você é capaz de reduzir as tarefas manuais e assim minimizar as falhas decorrentes de erros humanos.

Tudo isso em uma interface simples e intuitiva.

Além do mais, é possível realizar a integração com sistemas externos e agilizar o intercâmbio de informações fundamentais para entender e gerir sua frota.

E o melhor de tudo é que você consegue ter uma visão completa de tudo o que acontece com a sua frota de caminhões em tempo real. 

Faça uma demonstração gratuita do Sistema de Gestão de Frotas e Transportes da Produsoft e tenha controle total de sua frota. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: