Gestão de multas: o que é, e como fazer esse controle em sua empresa!

Uma boa gestão de multas é importante para reduzir gastos desnecessários, garantir a boa imagem da empresa e ajudar a ter um impacto favorável nas operações.

Palavra-chave: Gestão de multas, frota.

Introdução:

A gestão de multas é um fator extremamente estratégico para a sua empresa.

Então, você que é dono de empresas que trabalham com o transporte de veículos, ou gerencia uma empresa que possua vários veículos, ou que contrate uma frota terceirizada, precisa ler este artigo até o final.

Saiba que é possível identificar e prevenir situações que podem ser gerenciadas de modo a evitar o impacto negativo nas finanças da empresa, bem como a gestão de multas dos veículos. 

Continue conosco para aprender tudo sobre a gestão de multas e como fazer esse controle em sua empresa!

Gestão de multas: o que é?

A gestão de multas é uma estratégia usada para diminuir o número de infrações de uma frota, ou seja, um conjunto de práticas para que condutores e veículos se adequem e respeitem a legislação pertinente. 

O processo de gestão de multas visa qualificar procedimentos e melhor preparar os motoristas para evitar situações que possam acarretar penalidades e consequentemente prejuízos financeiros e de imagem para a organização.

Por que é importante fazer essa gestão de multas?

A gestão de multas permite um melhor controle sobre as despesas da empresa, inclusive as decorrentes de infrações de trânsito. Com o controle efetivo é possível identificar os veículos e condutores com maior frequência de multas e trabalhar ações assertivas para reduzir essa incidência. 

A estratégia também afasta impactos negativos na operação das empresas, evitando a apreensão de veículos, interrupção das atividades e atrasos nas entregas. 

Ao analisar ou gerenciar as multas, o gestor acaba ficando ciente de situações de condução dos veículos que possam levar às infrações de trânsito. Então, uma boa gestão de multas garante o embasamento para a tomada de decisão.

Vantagens de uma boa gestão de multas

Dentre as vantagens de uma boa gestão de multas, temos:

  • Evita a multa NIC

A multa NIC trata-se da não indicação do condutor. De acordo com o artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro, depois que a empresa é autuada, ela tem 15 dias para a identificação de quem é o condutor infrator.

Com uma boa gestão de multas fica fácil localizar o motorista, dessa maneira, a organização não perderá o prazo e afastará essa penalidade.  

  • Elimina custos desnecessários

Uma gestão de multas eficiente reduz as despesas e evita prejuízos financeiros. Com informações corretas, atualizadas e disponíveis, o gestor é capaz de compreender com precisão quais atitudes tomar para minimizar os riscos. 

  • Aumenta a segurança dos ativos e da imagem da empresa

A falta de gestão de multas pode acarretar no não pagamento das multas, o que representará um grande problema no momento de licenciar o veículo.

Ademais, se parado em blitz, o transporte poderá ficar retido e atrapalhar as atividades da frota, impactando nos compromissos firmados com clientes e prejudicando a imagem da marca. 

  •  Qualifica os motoristas

Uma boa gestão de multas ajuda a fazer com que os motoristas tenham uma conduta apropriada na condução dos veículos, o que gera retorno ao longo do tempo. Além disso, os motoristas se sentem mais preparados e motivados para executar seus trabalhos quando sabem que podem contar com o suporte de uma boa gestão. 

  • Aumenta a disponibilidade dos veículos

Dependendo da infração de trânsito, o veículo pode ficar impedido de circular, correndo o risco de apreensão caso seja parado durante suas atividades.

Com uma gestão de multas eficaz, o controle das irregularidades fica muito mais simples, de forma que a organização possui todas as informações necessárias para evitar a indisponibilidades dos veículos.   

Dicas práticas para fazer a gestão de multas de sua frota

Sabemos que o trabalho do gestor de frotas não é nada fácil. Dentre tantos controles a se fazer, a gestão de multas destaca-se como uma das tarefas mais importantes para reduzir os impactos das penalidades. Confira agora as nossas dicas para realizar uma gestão verdadeiramente eficaz. 

✅ Conscientize os condutores

Informar aos colaboradores a importância de seguir as boas práticas no trânsito é de vital importância para empresas que trabalham diretamente com transportes.

Realize treinamentos para reforçar comportamentos adequados às leis de trânsito, práticas de direção defensiva para evitar pontos na carteira de motoristas e reduzir a incidência de multas.

✅ Otimize o planejamento logístico

Antes da saída do transporte de sua empresa, faça um planejamento das atividades que serão realizadas, inclusive das rotas mais adequadas para o serviço.

Isso permitirá que o colaborador se prepare antecipadamente, atentando-se aos horários de maior movimento, conhecendo os limites das rodovias e tomando as precauções devidas. 

 ✅ Use um Sistema de Gestão de Multas

O controle manual é muito suscetível a erros, além disso, requer um profissional específico, com amplo conhecimento do setor para fazer o gerenciamento de multas.

Contar com ajuda da tecnologia é de suma importância para modernizar a empresa e oferecer o apoio necessário para o bom funcionamento do setor. Um sistema de gestão de multas é a solução ideal para facilitar e simplificar todo o trabalho do gestor de frotas.

Procure por uma empresa de confiança que ofereça as funcionalidades adequadas para a realidade do seu negócio.

Como a PRODUSOFT pode ajudar você? 

Se você precisa de uma ferramenta para gestão de multas, na Produsoft você irá encontrar um sistema completo e desenvolvido especialmente para o controle de frotas e transportes.

O nosso software é realmente completo, possibilitando visualizar todos os documentos relacionados às multas, desde a notificação, autuação, indicação do condutor, recursos, termos de desconto, e até o comprovante de pagamento.

Além disso, você consegue:

✅ Acompanhar os vencimentos das licenças dos veículos evitando multas e encargos.

✅ Gerenciar as multas dos veículos e os prazos permitindo pagamento com o desconto de 20 %.

✅ Indicar os condutores responsáveis pelas multas evitando o recebimento de multas por não indicação do condutor (NIC).

✅ Realizar o desconto do valor das multas dos condutores quando os mesmos forem responsáveis pelas mesmas. E muito mais!

Clique no botão abaixo e comprove a qualidade da nossa ferramenta!

Liberamos uma demonstração gratuita para você! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: