Conheça os 5 erros mais cometidos na gestão de manutenção e garanta o bom desempenho da sua frota!

Confira 5 erros comuns na gestão de manutenção de frotas que estão impedindo o bom desempenho de sua equipe.

A gestão de manutenção eficaz é diretamente responsável pelo bom desempenho da frota de entrega. No entanto, o processo de manutenção costuma ser subestimado pelas empresas.

E isso desencadeia custos desnecessários, atrasos nas entregas e diminui a disponibilidade de veículos para que a empresa tenha uma boa performance.

Alguns erros ocasionam esse cenário caótico e precisam ser evitados no cotidiano da empresa, com o objetivo de aumentar a assertividade da gestão e possibilitar aumento nos resultados.

Elencamos alguns aspectos importantíssimos para minimizar erros no seu cotidiano de trabalho.

Garantindo que seja possível aumentar a assertividade no cotidiano, reduzir custos e garantir mais segurança para sua equipe.

Confira a partir de agora alguns erros comuns para não cometer nenhum deles em sua rotina de trabalho.

🟠 Importância da gestão da manutenção de frota de entrega

Fazer uma boa gestão de manutenção na frota de entrega possibilita uma série de benefícios, como:

✏ Redução de custos com os consertos evitando pagar mais caro por ser emergencial;

✏ Disponibilidade dos veículos para uso nas rotas necessárias;

✏ Melhora no desempenho da frota;

✏ Otimização de tempo ao trabalhar com manutenções programadas.

Portanto, uma boa gestão de manutenção é importantíssima para que o funcionamento da frota não seja um fator estressante para os gestores.

Quando um veículo quebra durante uma rota de entrega, existe o maior risco de assaltos e uma série de problemas que demandam resolução emergencial.

Evitar esse cenário caótico é importante para uma rotina de trabalho mais tranquila e com resultados significativos para a empresa e para a própria equipe.

Afinal, quando os veículos estão em boas condições os condutores são beneficiados por trabalharem em melhores condições. Aumentando, inclusive, a segurança de todos na estrada.

🟠 Confira os principais erros cometidos na gestão de manutenção

Elencamos quais são os principais erros cometidos na gestão de manutenção, para que identifique quais deles comprometem o bom desempenho de sua frota atualmente.

Dessa forma, será possível diagnosticar o problema e resolver o quanto antes, para otimizar tempo e recursos.

⚠ Falta de manutenção preventiva

É normal que a equipe esteja sempre focada em gerir as rotas, trabalhar com eficiência usando os veículos disponíveis e ter resultados.

No entanto, deixar a manutenção preventiva de lado ocasiona problemas mais difíceis de lidar quando um dos veículos não consegue concluir sua rota por problema mecânico.

Além de aumentar os riscos em relação a assaltos e perda dos itens que deveriam ser entregues, a falta de manutenção preventiva aumenta os custos.

Uma vez que, o conserto emergencial costuma ser mais caro que o reparo programado de uma peça que estava apresentando desgaste natural.

⚠ Uso de mão de obra não qualificada

O uso de mão de obra não qualificada é prejudicial para a redução dos custos com manutenção. Tendo em vista que, o profissional pode cometer erros que causam danos para a frota.

Além disso, as peças de qualidade e mão de obra profissional se combinam para aumentar a durabilidade dos consertos realizados.

A manutenção preventiva agendada com equipe qualificada contribui para a redução de custos no longo prazo.

Sendo a melhor estratégia para gerir frotas com qualidade, minimizando riscos e potencializando resultados.

⚠ Mal gerenciamento de rotas

Conhecer os tipos de carga e as rotas que seus veículos fazem é essencial para que a manutenção seja assertiva.

Um veículo que transita frequentemente em estradas de terra e locais esburacados necessita de mais atenção para desgastes de pneus e outros fatores mecânicos.

Ter veículos rastreados pode auxiliar a trabalhar melhor essa questão, identificando as necessidades específicas de cada veículo.

Afinal, a quilometragem rodada é um fator importante, mas não é o único indicador de que existe necessidade de manutenção.

⚠ Ausência de controle de indicadores da manutenção

Se torna muito mais difícil fazer as manutenções nos períodos corretos, quando não existem indicadores pelos quais o gestor poderá se guiar.

Quando houve a última troca de óleo dos veículos da frota? A última manutenção de um veículo específico trocou quais peças?

Sem esses dados se torna muito mais difícil ter assertividade em relação aos processos que precisam ser realizados para atingir o bom desempenho.

É fundamental que todos os reparos sejam registrados, para que existam relatórios sobre cada um dos veículos para que a frota esteja sempre bem cuidada.

⚠ Não fazer os reparos das peças desgastadas naturalmente

Os pneus são de extrema importância para a segurança no uso dos veículos, mas não são os únicos que precisam ser acompanhados em relação ao desgaste natural.

A quilometragem rodada é um indicativo importante para observar o momento correto de trocar peças essenciais para a segurança de seus profissionais.

Observar os fluídos dos veículos, bateria e limpadores, por exemplo, são cuidados importantes que devem ser realizados com frequência.

Tendo como objetivo identificar a necessidade de substituição e atuar de forma preventiva.

Pneus em más condições, por exemplo, podem desencadear acidentes até mesmo fatais. É fundamental que esses dados sejam checados com frequência.

🟠 Veja como o sistema ERP da PRODUSOFT pode evitar os erros de gestão de manutenção de sua frota de entrega!

Ter uma frota de entrega para gerir é desafiador! O sistema ERP da PRODUSOFT pode auxiliar na gestão de frota, reunindo dados importantes sobre as manutenções.

Com o software o trabalho se torna mais fácil, evitando os erros acima mencionados por ter todos os dados necessários acessíveis em poucos cliques.

Atuar com maior assertividade no cuidado preventivo com seus veículos contribui justamente para que a empresa seja mais rentável e o bom desempenho seja percebido, trazendo melhorias para todos da equipe.

Conte com o sistema ERP da PRODUSOFT para ter um verdadeiro aliado no cotidiano, emitindo relatórios completos sobre sua frota e auxiliando a tomar as melhores decisões na rotina de trabalho.

Experimente hoje mesmo o sistema, clicando no botão abaixo e perceba na prática a mudança positiva trazida pelo sistema!

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: